CONFESSIO POSITIO


Ao longo das últimas semanas assumi uma “posição”, pois o que está em jogo não é pouco. Aliás, quem me conhece sabe que eu jamais poderia deixar de fazê-lo. Meus posicionamentos foram todos embasados em documentos públicos, pois vi amados amigos da fraternidade se manifestarem no Face e no Whats, em posicionamento que me deixaram muito preocupado, por isso, “confesso,” resolvi me posicionar, ciente de minas responsabilidades (coisa que me foi cobrada).


Longe de poder me comparar a eles, mas "confesso" que minha inspiração foram os Lewis (pai e filho), bem como os Bernards (pai e filho), pois todos assumiram posicionamento políticos, e públicos, mas não partidários. Raymond foi a grande inspiração na adolescência com suas “Mensagens do Sanctum Celestial”, e Christian por sua coragem ao assumir na maior crise que já tivemos, e por levar com suavidade e firmeza política a Ordem para o século XXI. Em 2011 na Convenção Mundial ousou trazer seu posicionamento político a favor da “Ecologia Espiritual", que posteriormente (2012) durante a Rio+20, se desdobrou numa memorável fala na Comissão de Assuntos Exteriores do Senado da República, muito elogiada pelo senador Cristovan Buarque. Isso é saber fazer política! No Brasil, me inspiraram Henry Sobel e Don Paulo Evaristo Arns, lideranças que ousaram se posicionar, cientes do lugar que ocupavam em suas Tradições.


Nestes dias foram acaloradas as discussões, maioria delas, felizmente, com qualidade, profundidade, e respeito, de modo que, pude conhecer melhor, e respeitar, a motivação dos amigos e irmãos que por aqui passaram. Penso, todos ganharam, eu ganhei muito! Muito obrigado meus queridos e queridas.


Gostaria de terminar essa posição declarada com trecho da também pública “DECLARAÇÃO ROSA CRUZ DOS DEVERES DOS SERES HUMANO”: No documento é afirmado que a democracia, ainda que imperfeita, é a melhor forma de governo pois alinhada à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Mas para a manutenção desses “direitos” é fundamental que sejam assumidos “deveres” dentre os quais se destacam:


“Artigo 5: Todo indivíduo tem o dever de respeitar as crenças religiosas e as opiniões políticas dos outros, desde que elas não prejudiquem nem a pessoa humana nem a sociedade.


Artigo 6: Todo indivíduo tem o dever de ser benévolo em pensamento, palavra e ação, a fim de ser um agente da paz social e um exemplo para os demais.


Artigo 12: Todo indivíduo tem o dever de respeitar a vida humana e considerá-la como o mais precioso bem que existe neste mundo.”


E finaliza:


É imperativo que em um “estado de deveres que todo cidadão expresse em seu comportamento aquilo que o Ser Humano tem de melhor em si. Só apoiando-se nesses dois pilares é que a civilização poderá assumir plenamente seu status de humanidade.”

Que todos tenham consciência da implicação se voto para o futuro de nosso país, e que a paz profunda dos rosacruzes possa estar conosco!


LEV BERNI DESENVOLVIMENTO HUMANO PSICOLOGIA & EDUCAÇÃO

  • Twitter - Grey Circle
  • Facebook Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey